Formação, competição e excelência em debate no seminário "Desporto para a Vida" em São Pedro do Sul
O Seminário “Desporto para a Vida – Do Início à Excelência” recebeu a ATAP, no passado dia 14 de junho, em São Pedro do Sul. Este evento reuniu especialistas de várias áreas para uma partilha de conhecimento, experiências e projetos com impacto no desenvolvimento desportivo em Portugal.
O Presidente da ATAP e Selecionador Nacional das Seleções Jovens de Andebol, João Varejão, integrou o painel “Da Formação à Elite: o caminho até ao alto rendimento”, moderado pelo Dr. João Luís Garcês. Na sua intervenção, com o tema “Da Formação à Competição”, destacou os principais desafios enfrentados pelos jovens atletas e a importância de um percurso equilibrado, que valorize tanto o rendimento desportivo como o sucesso pessoal.
Este painel contou ainda com a participação do Tiago Sousa, que, a partir da sua experiência no hóquei em patins, abordou a transição “Do amadorismo estruturado ao profissionalismo exigente”, e com o testemunho marcante do Ricardo Monteiro (Tarantini), com a apresentação “O Caçador de Sonhos” — uma reflexão profunda sobre ambição, disciplina e realidade no contexto do futebol.
O programa incluiu ainda o painel “Da Infância à Melhor Idade”, moderado por Pedro Mortágua Soares, que apresentou projetos do Município de São Pedro do Sul e contou com intervenções de Rui Almeida, Rui Neves e Maria Spratley, abordando temas como a literacia motora e o treino cardiovascular em população sénior.
Este foi um dia marcado por um diálogo construtivo, visões complementares e um ambiente descontraído. A ATAP orgulha-se de participar ativamente em momentos como este, que afirmam o desporto como uma verdadeira ferramenta de crescimento, saúde e excelência ao longo de toda a vida.