Skip to main content

 

CLINIC ATAP 13 e 15 de março 2024

Selecionadores Nacionais abordaram a questão do Talentos Desportivos e o Guarda-Redes em Estarreja

Decorreu nos dias 13 e 15 de março de 2024 um Clinic da ATAP em parceira com a Federação de Andebol de Portugal e o Município de Estarreja. Aproveitando a realização de um estágio e Torneio internacional do escalão de sub 20 M em Estarreja com a presença da Seleção Nacional, Noruega e Suécia foi abordado o tema: “Talent Development” no dia 13, e o Guarda-Redes no dia 15.

Duarte Neto, Professor na Universidade da Maia e treinador das seleções nacionais de 2021 a 2023 com participações no campeonato da Europa de sub-20 em 2022 e Campeonato do Mundo de sub-21 em 2023, abordou a temática dos Talentos Desportivos sobre o ponto de vista fisiológico, passando pela estruturação do trabalho dos atletas ao longo do tempo, reforçando as idades prementes associadas ao desenvolvimento capacidades motoras condicionais e coordenativas no sexo masculino e feminino.

Depois da sua apresentação, juntou-se em formato de mesa redonda Carlos Martingo, selecionador Nacional sub 20 M, e Nuno Santos, Selecionador nacional sub 18 M, moderados pelo presidente da ATAP, João Varejão que dirigiu questões aos mesmos relacionadas com a temática dos talentos desportivos. Das opiniões dos selecionadores nacionais foram apontadas algumas condições/preditores que entendem como pertinentes para responder ao tema dos talentos desportivos. Carlos Martingo, destacou 3 fatores imprescindíveis na sua opinião, 1º saber jogar andebol, 2º condição física e por último condições genéticas.  Nuno Santos considerou as qualidades cognitivas inatas como facilitadoras da compreensão e aprendizagem para novos estímulos, bem como a rápida adaptação a novos e complexos contextos. Acrescentou que ser um talento passa por conseguir fazer acontecer com naturalidade e ter continuidade/consistência nestes acontecimentos. Todos foram unânimes na urgência do incremento do trabalho físico dos jovens atletas.

No dia 15, a formação iniciou-se com a observação do jogo entre a SUE e a NOR, continuando em formato teórico, tendo sido abordada a temática dos Guarda-Redes pelo Ricardo Candeias, treinador da seleção nacional de sub 20 M.

O investimento no trabalho especifico dos Guarda-Redes, e não só, foi ponto de discussão que teve o acordo dos presentes, ainda que tivessem sido enumeradas algumas dificuldades de organização nos clubes para conseguir favorecer as melhores condições para este tipo de trabalho. Ricardo Candeias abordou algumas ideias relativamente ao treino tático dos Guarda-redes abrindo assim uma discussão sobre o tema.

João Varejão, em conclusão, destacou a relevância dos conteúdos e indicações dos preletores, a que se juntaram questões  e preocupações dos treinadores inscritos. Acrescentou “A presença dos selecionadores nacionais e a partilha das suas experiências acumuladas ao longo dos anos de trabalho com atletas jovens que atingiram e continuam a atingir patamares de excelência na modalidade, revelou-se uma mais valia de conhecimento que enriquece o dia a dia dos treinadores nos clubes”. Agradeceu no final ao Município de Estarreja e Federação de Andebol de Portugal por toda a colaboração prestada.


| Noticias